Os Serviços Nota20

1. Explicações individuais ao domicílio

Explicações a todas as disciplinas e a todos os níveis de ensino (do 1.º ciclo até à universidade, inclusive), asseguradas pelo explicador em casa do aluno, seja qual for a disciplina, ano de escolaridade ou faixa etária.

Após a receção de um pedido, é feita uma visita à casa do aluno. Este primeiro contacto tem como principal objetivo a recolha de informações, como os conteúdos programáticos, os pontos fortes e fracos, a capacidade de trabalho, e as expetativas de resultados, não só dos alunos, como também dos próprios pais. Após esta primeira avaliação, é atribuído o explicador Nota20 que melhor se adequar às necessidades, perfil e disponibilidade horária do aluno.

O explicador pode ser substituído:
·        por impedimento do professor ;
·        por vontade do aluno ou da família;
·        por decisão da Nota20, tendo em vista as estratégias delineadas.

2. Preparações intensivas para exames nacionais

Estes cursos visam conseguir, em apenas três dias, potenciar ao máximo os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, para que cada aluno atinja a nota que está de acordo com as suas capacidades. Em grupos de apenas seis pessoas, são realizados exercícios retirados dos exames dos anos anteriores e, a partir da verificação dos erros cometidos, vai sendo dado apoio individualizado a cada aluno, colmatando as lacunas apresentadas. Nada é deixado ao acaso: treina-se a distração, a impulsividade, a ansiedade e o saber.

3. Apoio psico-pedagógico ao domicílio

Sempre que se justificar, em vez de explicações sobre conteúdos específicos do currículo escolar, os alunos podem beneficiar de um acompanhamento que visa o incremento de competências no sentido de potenciar o seu aproveitamento global e o seu desenvolvimento, não só cognitivo, mas também pessoal, emocional, …

As sessões de acompanhamento psico-pedagógico partem de um diagnóstico sobre quais as competências que, não se encontrando desenvolvidas, estão a travar a maturidade cognitiva e operacional e necessitam de ser estimuladas. Não se trata de uma explicação formal, mas de um espaço onde, através da utilização de estratégias diferenciadas e, por vezes, lúdicas, se trabalha para a concretização de objetivos mais globais. Claro que, este apoio não esquece os conteúdos curriculares, pois todo o trabalho é feito tendo em conta a matéria que está a ser trabalhada nas aulas, o plano de testes, …



4. Cursos One-to-One (minicursos individuais ao domicílio)

São muitos os saberes a explorar. Muitas vezes, surgem novas áreas que queremos ou precisamos de dominar; outras vezes, queremos ocupar o tempo livre dos nossos filhos com algo que possa ser-lhes útil e possa ajudá-los a prosseguir os estudos com mais facilidade. Assim, só precisa de nos dizer quais os objetivos. Preparamos cursos diferenciados nas mais diversas áreas e vamos ministrá-los ao domicílio com todas as facilidades que tal oferece. É muito complexo o ser humano e as suas necessidades.
Estes cursos podem, desde a informática ou o design até ao incremento de capacidades como a escrita, o cálculo, potenciar competências como o raciocínio, a concentração, a observação, a interpretação, o desenvolvimento emocional, o estímulo pelo conhecimento artístico ou a aprendizagem informal de conteúdos letivos que não ficaram solidificados.

5. Orientações vocacionais

A escolha é uma constante.
A ideia de que aos 14 anos todos somos demasiado novos para escolher a profissão que nos acompanhará pela vida inteira é unânime. A pressão dos pais e dos amigos, associada a fatores como o ter jeito ou não para determinada disciplina, e mesmo o contexto social em que estamos inseridos, coloca o desafio num nível onde, muitas vezes, acreditamos não conseguir chegar.

Escolher uma profissão numa altura em que o mundo do trabalho parece ainda tão distante exige por parte dos jovens um trabalho interno que, muitas vezes, não foi sequer iniciado. A capacidade de olhar para dentro, percebendo as suas motivações, inclinações e expetativas, é fundamental e, por vezes, esta precisa de ser desenvolvida e estimulada com a ajuda de um profissional, com vista a uma escolha profissional mais consciente.

A Nota20 tem ao dispor dos seus alunos um serviço de orientação vocacional que está organizado em seis sessões com uma duração de aproximadamente 60 minutos, ajustáveis à particularidade de cada pessoa, e tem lugar nas instalações da empresa.

6. Conversação individual de línguas estrangeiras ao domicílio

Em contexto informal, propõe-se o desenvolvimento da destreza em alguma língua estrangeira, aprimorando a capacidade de comunicação. Quando tal for solicitado, estas sessões podem ser oferecidas em contexto familiar, servindo o explicador de companhia para o jantar, como se tratasse de um estrangeiro, ou em qualquer outro registo que o cliente considere interessante.

7. A arte vai a casa (minicursos individuais ao domicílio)

Para quem quer desenvolver algum talento artístico (pintura, música, desenho, escultura, …) e não quer sujeitar-se a horários de grupo nem a «dividir» as atenções, a Nota20 propõe aulas particulares, em casa ou nas instalações da empresa, com programas diferenciados, no sentido de potenciar a sensibilidade e a técnica artísticas.

8. Psicologia clínica

O acompanhamento psicológico tem como principal objetivo o crescimento e desenvolvimento pessoal, através do estabelecimento de uma relação de confiança com o psicólogo. Assim, torna-se cada vez mais comum o recurso à psicologia como forma de aumentar o conhecimento que temos de nós próprios, das nossas fragilidades, buscando aprender a alcançar um maior bem-estar emocional, que se traduzirá num maior sucesso nas outras vertentes da vida comum, como o trabalho ou as relações interpessoais.

9. Coaching

Nas suas diversas vertentes, coaching para a vida, coaching parental e coaching executivo, a Nota20 oferece um leque de serviços que vai desde pequenos cursos, conferências, até sessões individuais que visam um melhor auto-conhecimento e um ajuste comportamental no sentido do desenvolvimento individual e, com ele, do alcance de metas e de objetivos concretos.

De dentro para dentro, o coaching desenrola-se no que cada um pensa sobre si próprio com a ajuda de um profissional que nos mantém na objetividade. Cada situação é resolvida num número máximo de seis sessões, no final das quais o comportamento/pensamento é ajustado, e a tranquilidade entra na nossa vida.

Com objetivos diferentes, as várias vertentes do coaching encontram uniformidade naquilo que dá mote à sua existência:

Coaching parental – visa restabelecer ou aperfeiçoar as relações entre os pais e os filhos, de forma que se encontre harmonia e se ajude os pais a desempenhar com coerência e saber o seu tão aliciante e meritório papel.

Coaching para a vida – visa estipular metas para a nossa vida e estratégias para as alcançar, quer se trate da descoberta da nossa vocação profissional, da reorganização da nossa vida social, da eliminação de um comportamento que nos está a prejudicar, quer de qualquer outro assunto que nos incomode.

Coaching executivo – visa diagnosticar as situações do nosso trabalho com vista a potenciar o nosso desempenho profissional e o dos outros, ganhando coragem para tomadas de decisão que nos parecem mais difíceis.

A aposta da Nota20 neste serviço é um ajustamento aos tempos modernos e à necessidade que todos sentimos de nos desenvolvermos cada vez ao nível do Ser, dando um verdadeiro sentido à nossa vida e às nossas ações.

Sem comentários:

Enviar um comentário