TUDO A POSTOS


As primeiras aulas são os momentos em que os professores “sentem” as turmas, conhecem os alunos, diagnosticam as situações para depois poderem preparar as estratégias de trabalho e de posicionamento que irão adotar ao longo do ano. Esta primeira “fotografia” é essencial para o correto desempenho do seu trabalho mas, claro, nem sempre é bem tirada. Ela depende daquilo que os alunos mostram nesta primeira fase. Mas ela perdura na memória e no juízo dos professores por um largo período de tempo. 

Por outro lado todos os alunos estão a “fotografar-se” uns aos outros. É assim que escolhem os companheiros, que identificam os “engraçadinhos”, os “frágeis”, os lideres, que percebem qual o papel de cada um deles na sala e no recreio. Depois, normalmente, cada aluno assume  o papel que criou para si próprio e foi reconhecido pelos professores e colegas e leva-o para a sua vida. Às vezes não é bem o papel que gostaria ou vem a perceber que não é esse o seu lugar, mas tem sempre grande dificuldade em alterá-lo. Por isso começamos a ver os nossos filhos a pedir para mudar de instituição de ensino, de sala de aula, a fazer um esforço inglório para alterar a sua forma de estar, ou simplesmente a dizer que os professores não gostam dele. 

Voltemos aos primeiros dias de aulas…

Sem comentários:

Enviar um comentário