Estratégias para estimular a atenção


A partir do momento em que percebemos que o foco do trabalho com o aluno tem de ser alterado e centrado no estímulo da atenção, podemos ajustar os exercícios habituais e introduzir mais alguns.

Temos aqui alguns exemplos:

1.       Uma tarefa de cada vez. Está provado que temos melhores resultados se estivermos focados numa tarefa. Devemos dizer isso aos nossos alunos e apontar-lhes distrações quando está a trabalhar (ex: se interrompe um exercício para contar alguma coisa; se fica parado a meio de um trabalho a pensar em algo que obviamente não é nesse trabalho, etc.)

 

2.       Conhecer o método de realização de um exercício e respeitar as suas diferentes etapas. Em muitos casos, o aluno perde tempo a perceber por onde começar o exercício. Em alguns casos, conhecer os passos chave (por ordem) para resolver o exercício ajuda. A partir do momento em que o aluno conhece os passos deve ser encorajado a repeti-los sempre pela mesma ordem até automatizar o processo.

 

3.       Autocorreção de todos os exercícios: Os exercícios devem ser feitos pelo aluno sem supervisão e de seguida autocorrigidos. Só depois da autocorreção, é que o aluno mostra ao professor.

 

 

4.       Exercícios de caça ao erro. Ideal para trabalhos de casa! O professor apresenta um conjunto de exercícios já feitos, mas com erros. O trabalho do aluno é encontrar o erro e apresentar a solução correta.

 

 

5.      Exercícios de códigos e charadas, em que o aluno tem que descobrir os pormenores que fazem a diferença entre o certo e o errado:

 Ex: Um agricultor tinha 17 ovelhas. Todas menos 9 morreram. Quantas ovelhas vivas ficaram?

Se tiveres um fósforo e entrares num quarto FRIO e ESCURO, que tem um aquecedor a óleo, uma lâmpada e uma vela, o que é que acendes primeiro?

 

6.       Jogos de diferenças. Aparecem imensos nos jornais e revistas, é uma questão de aproveitar o material já existente. O objetivo é o aluno tomar atenção a todos os pormenores.

 

Estes exercícios e outros que levem ao treino da atenção serão bastante benéficos e trarão resultados na medida que forem sendo utilizados com consistência. Só com esta parte resolvida é que pode voltar a ter resultados compatíveis com o seu nível de estudo!
 
Joana Caparica

Sem comentários:

Enviar um comentário