A partir do momento em que percebemos que o foco do trabalho
com o aluno tem de ser alterado e centrado no estímulo da atenção, podemos
ajustar os exercícios habituais e introduzir mais alguns.
Temos aqui alguns exemplos:
1. Uma tarefa de cada vez. Está provado
que temos melhores resultados se estivermos focados numa tarefa. Devemos dizer
isso aos nossos alunos e apontar-lhes distrações quando está a trabalhar (ex:
se interrompe um exercício para contar alguma coisa; se fica parado a meio de
um trabalho a pensar em algo que obviamente não é nesse trabalho, etc.)
2. Conhecer o método de realização de um
exercício e respeitar as suas diferentes etapas. Em muitos casos, o aluno
perde tempo a perceber por onde começar o exercício. Em alguns casos, conhecer
os passos chave (por ordem) para resolver o exercício ajuda. A partir do
momento em que o aluno conhece os passos deve ser encorajado a repeti-los
sempre pela mesma ordem até automatizar o processo.
3. Autocorreção de todos os exercícios: Os
exercícios devem ser feitos pelo aluno sem supervisão e de seguida
autocorrigidos. Só depois da autocorreção, é que o aluno mostra ao professor.
4. Exercícios de caça ao erro. Ideal para
trabalhos de casa! O professor apresenta um conjunto de exercícios já feitos,
mas com erros. O trabalho do aluno é encontrar o erro e apresentar a solução
correta.
5.
Exercícios
de códigos e charadas, em que o aluno tem que descobrir os pormenores que
fazem a diferença entre o certo e o errado:
Ex: Um agricultor tinha 17 ovelhas. Todas menos 9 morreram. Quantas ovelhas
vivas ficaram?
Se tiveres um fósforo e entrares num
quarto FRIO e ESCURO, que tem um aquecedor a óleo, uma lâmpada e uma vela, o
que é que acendes primeiro?
6. Jogos de diferenças. Aparecem imensos
nos jornais e revistas, é uma questão de aproveitar o material já existente. O
objetivo é o aluno tomar atenção a todos os pormenores.
Estes exercícios e outros que levem ao treino da atenção
serão bastante benéficos e trarão resultados na medida que forem sendo
utilizados com consistência. Só com esta parte resolvida é que pode voltar a
ter resultados compatíveis com o seu nível de estudo!
Joana Caparica
Sem comentários:
Enviar um comentário