O PAPEL DOS PAIS NA ESCOLA… ATÉ ONDE IR…


(Falarei do ensino particular pois é essencialmente aqui que podemos escolher e decidir)

Sei que existem muitos defensores da ideia de que quando escolhemos uma instituição de ensino para os nossos filhos devemos confiar nela e por isso não interferir. Também há quem sinta muitas inseguranças e, por isso, deixe de dialogar com a escola quando percebe que não obtém as respostas desejadas, não é compreendido ou que, escola e pais pretendem caminhar em sentidos opostos.

Eu, sou da opinião que se deve estar atenta à escola SEMPRE e que se deve intervir SEMPRE. Tenhamos ou não razão a responsabilidade última pelos adultos em que os nossos filhos se vão tornar é nossa e a qualidade de vida de que eles vão desfrutar no seu processo de crescimento também é nossa. Essa para mim é razão suficiente para ir até onde sinto que devo ir.

Escola e família devem ter uma estratégia concertada, caminhando lado a lado rumo a objectivo comuns. Independentemente dos objectivos e das estratégias, devemos garantir que os nossos jovens são devidamente acompanhados, motivados, estimulados e valorizados. Só assim a escola e a família cumprem a sua obrigação de formar adultos saudáveis, realizados, pró-activos, competentes e felizes.
 
Sara Amado

Sem comentários:

Enviar um comentário