AS FÉRIAS E A APRENDIZAGEM



Brincar. Esta é a primeira forma que os nossos filhos têm para aprender não é? E como brincam… o meu filho transformava a minha casa inteira numa estrada e as filas de trânsito, eram tão perfeitas que, quando alguém tocava num caro ele reparava e lá vinha a cena… horas a fazer uma fila de trânsito. Demorei a perceber que ele estava a aprender, estava a ordenar as suas ideias e por isso era tão importante manter tudo na ordem. Depois vieram os bombeiros, os polícias, enfim… tudo o que faz parte do seu imaginários e o ajudava a entender o mundo. Brincadeiras solitárias, escola … Agora continua a brincar, gosta de ser canalizador, militar, construir cidades, enfim brincadeiras cada vez mais “reais” mas brincadeiras. Mais tarde começará a querer sair com os amigos, ir ao cinema, almoçar fast food com os colegas, passar a tarde no Centro Comercial, sentar-se sem fazer nada a olhar para o vazio. Será essa a sua forma de brincar e de… aprender.

Os nossos filhos precisam sempre deste espaço de evasão, de conhecimento, de entendimento do Mundo. Temos que os compreender e temos, claro, que os orientar. Da mesma forma que escolhíamos os brinquedos mais adequados e íamos aceitando adquirir outros que nos pareciam menos educativos, agora temos de admitir programas que nos parecem menos interessante e ir estimulando outras actividades mais apropriadas. Fazer chegar a casa informação acerca de exposições interessantes, espectáculos de teatro, concertos.  Oferecer bilhetes que contemplem também a ida de um amigo, enfim… utilizar as nossas “armas secretas” não esquecendo nunca que eles estão a brincar.

Nas férias as crianças e os jovens devem ganhar responsabilidade, autonomia, coragem, capacidade para resolver problemas, gerir situações e claro capacidade para gerar empatia. É isso que as faz ter vontade e capacidade para aprender quando regressam à escola.

Fazer férias é brincar. É esquecer que existe uma coisa chamada “escola”, que existem horários rígidos e procedimentos obrigatórios. É soltarmo-nos, é viver novas experiências,  é prepararmo-nos para o trabalho, é  APRENDER.
 
Sara Amado

 

Sem comentários:

Enviar um comentário